top of page

                                                                       SAÚDE 

  • Ao chegar, a criança será observada com relação a seu aspecto geral de saúde. Como também durante a higiene, sendo registrado em sua agenda qualquer dado significativo.

  • A higiene e a troca das crianças são realizadas em todos os momentos  em que sejam necessárias.

Lembramos  que a criança deve ser trocada em casa o mais próximo possível do horário de vir para o Berçário. Nossa rotina de puericultura  está programada dentro desse princípio.

  • MEDICAÇÕES

Uma das maiores preocupações do Berçário Luzes é a de possibilitar que a escola ofereça as suas crianças um ambiente sadio. Para tanto, atuação dá-se, sempre, por meio de medidas preventivas, para que se elimine a proliferação de doenças infecciosas.

Infelizmente, para isso,o afastamento da criança que está doente faz-se necessário muitas vezes.

 Seguir algumas recomendações :

  1. O horário da medicação :

Todas as crianças que necessitarem de administração de medicamentos pela nossa enfermeira deverão ser enviados a cópia da receita médica. Só devem ser ministradas na escola doses que realmente não possam ser oferecidas no horário em que a criança estiver em casa.

 

 2. Registro da medicação :

Enviar diariamente anotação na agenda informando o uso do medicamento para que a professora possa informar a enfermeira

( a cópia da receita estará arquivada na ficha de saúde ). Deve conter:

  • O nome do medicamento, a via de administração,  a dose indicada ( acompanhada do medidor) e o horário;

  • As recomendações quanto a forma de administrar o medicamento;

  • Indicação, se houver, de manter o medicamento sob refrigeração.

Os sintomas abaixo relacionados são sinais de possível doença infecciosa e de fácil propagação. Nestes casos, a criança não poderá frequentar o Berçário :

  • Diarréia ( definida como aumento no número de evacuações, comparado com o padrão normal da criança, com fezes líquidas e/ou semilíquidas) que não é contida pelas fraldas.

  • Vômitos, três ou mais vezes nas últimas 24 horas ( a menos que seja determinado como devido a uma condição não contagiosa e que a criança  não corra o risco de desidratação).

  • Exantema ( pintinhas pelo corpo) com febre ou alteração do comportamento.

 

  Nesses casos para retornar ao Berçário , será  necessária  a apresentação de atestado médico que ateste o bem   estar da criança.

SAÚDE

bottom of page