top of page

SAÚDE

É só começarmos a falar sobre piolho, que parece que a cabeça já começa a coçar, e o lugar preferido dos piolhos são as cabecinhas das crianças, porém adolescentes e adultos também não estão livres dessa infestação.

A pediculose é uma doença provocada pela infestação de Pediculus humanus capitis (piolho) e lêndeas (ovo do piolho) no couro cabeludo, um parasita comum que acomete preferencialmente as crianças em idade escolar.

Existe ainda a pediculose do corpo e a pediculose pubiana, porém nossa intenção nesta publicação será discorrer sobre a pediculose no couro cabeludo que acomete as crianças.

Piolho na escola, o que é importante saber?

 

  • Não utilizar receitas caseiras para combater piolhos na cabeça das crianças, pois estudos apontaram que receitas caseiras pouco fizeram para matar piolhos e lêndeas e ainda aumentaram o risco de infecção pela bactéria Staphylococcus aureus.

  • A lavagem com xampu ou sabonete convencionais, não matam os piolhos e as lêndeas.

  • Em contato com a água os piolhos fecham as suas vias respiratórias e se agarram firmemente ao cabelo.

  • Se as lêndeas não forem totalmente retiradas, uma nova infestação irá acontecer.

  • Raramente será necessário o corte do cabelo.

  • Piolho não voa nem pula, mas por ser leve pode ser conduzido pelo vento, no entanto é o contato típico entre as crianças no ambiente escolar que permite a reprodução com facilidade deste inseto.

1. OUVIR: OS SONS DO CORPO E A VOZ MATERNA
O útero não é um lugar silencioso. O bebê ouve os barulhos produzidos pelo estômago da mãe e o bater compassado do seu coração. Se a mãe estiver num ambiente ruidoso, é provável que o bebê reaja, mexendo-se mais ou dando pontapés. O som mais significativo para o bebê é a voz da mãe. Voz que reconhece tão bem quando nasce ese alinha nos seus braços, tranquilizando-o.
Por volta do sétimo/oitavo mês, os batimentos cardíacos do bebê diminuem ligeiramente quando a mãe fala, indicando que o som da voz da mãe tem um efeito calmante sobre o bebê.
Quando nasce, o bebê já aprendeu a reconhecer a melodia da voz materna e, quando agitado ou assustado, acalma-se mais rapidamente se a mãe lhe falar docemente do que com qualquer outro som

2. VISÃO: VIVER NA PENUMBRA
Apesar de os olhos do bebê se formarem logo no primeiro trimestre da gestação, só abrem por volta do sétimo mês. O ambiente uterino não é um meio com grandes estímulos visuais mas alguns médicos relatam que, se se apontarem uma luz forte para o útero, o bebê se retrai e tenta proteger-se do excesso de claridade.
Por este motivo, algumas correntes defendem que o bebê deve nascer num ambiente com pouca luminosidade para se habituar gradualmente à intensidade da luz externa.

2. VISÃO: VIVER NA PENUMBRA
Apesar de os olhos do bebê se formarem logo no primeiro trimestre da gestação, só abrem por volta do sétimo mês. O ambiente uterino não é um meio com grandes estímulos visuais mas alguns médicos relatam que, se se apontarem uma luz forte para o útero, o bebê se retrai e tenta proteger-se do excesso de claridade.
Por este motivo, algumas correntes defendem que o bebê deve nascer num ambiente com pouca luminosidade para se habituar gradualmente à intensidade da luz externa.

3. DISTINGUIR O DOCE DO AMARGO
Apesar de só começar a comer alimentos que não o leite a partir do 4º ou do 6º mês de vida, o bebê já distingue os sabores amargos e doces antes de nascer. O bebê engole e expele continuamente o líquido aminiótico. Ao fazê-lo, os sabores dos alimentos que a mãe ingere, presentes no líquido amniótico, são transmitidos ao bebê. Assim, quanto mais diversificada for a dieta da mãe, melhor se desenvolvem as papilas gustativas do seu bebê.
Durante a amamentação, o tipo de dieta da mãe também altera o sabor do leite e, esta é também uma das vantagens do aleitamento materno. Quando ocorre a introdução dos alimentos sólidos, o bebê já está familiarizado com alguns sabores e aceita com maior facilidade novos alimentos.

4. SONHAR: O CÉREBRO DESENVOLVE-SE
Alguns especialistas defendem que os bebês sonham ainda na barriga da mãe. A análise do comportamento dos fetos durante a realização das ecografias, permitiu observar que os bebês fazem movimentos rápidos dos olhos, indicador de que estão a sonhar.

5. CHEIRAR: OS ODORES DOS ALIMENTOS E O DA MÃE
O líquido amniótico, para além de transportar o sabor dos alimentos, também absorve os odores dos alimentos que a mãe come. Alguns especialistas defendem que, para além dos odores da dieta materna, o bebê reconhece o cheiro da mãe e, por isso, aconselham que o recém-nascido seja colocado no peito da mãe (contato pele-a-pele) mal acabe de nascer para que se reconheçam de imediato e o bebê se sinta mais seguro e protegido num ambiente completamente desconhecido e hostil.

6. BRINCAR: TREINAR REFLEXOS ESSENCIAIS PARA A VIDA FORA DO ÚTERO
Muito antes de nascer, o bebê parece divertir-se no útero, especialmente durante os primeiros meses da gravidez quando tem mais espaço para se movimentar. Chupar os dedos, agarrar os pés, empurrar as paredes uterinas ou balançar o corpo, por exemplo, são sinais da intensa atividade do bebê durante o tempo em que está acordado (o feto dorme 16 a 18 horas por dia, tal como o recém-nascido).
Toda esta atividade permite-lhe desenvolver reflexos importantes como a sucção, reflexo essencial para se alimentar. Nos primeiros meses de vida, a boca é o meio preferido para explorar o meio ambiente. Tudo serve para colocar à boca, desde os brinquedos aos pés e dedos das mãos.
Engolir e expelir o líquido amniótico também é uma forma de mover o diagrama e expandir os pulmões, preparando-se para o primeiro fôlego de ar, logo após o nascimento.

bottom of page