
PROPOSTA EDUCACIONAL
No Berçário Luzes da Sabedoria, sabemos que os primeiros anos de vida do bebê são muito importantes para o futuro desenvolvimento de suas emoções e sua capacidade motora. Por isso , integramos o berçário ao projeto pedagógico da escola Luzes, com objetivo unir a Educação, puericultura e um apurado grau de eficiência administrativa - imprescindível para garantir o bom atendimento às necessidades individuais dos bebês .
Tudo isso sem abrir mão de elementos essenciais para a criança : confiança e afetividade.
Nosso Berçário foi planejado para oferecer um ambiente seguro, limpo, saudável e cercado de afeto para os bebês a partir dos cinco meses de idade.
Nosso Berçário contempla três níveis :
O B1, baby colinho, ( 4 a 12 meses), B2, baby passinho, ( 1 ano a 1 ano e 11 meses) e o B3, baby gatinho, (2 anos a 2 anos e 11 meses). Distinguimos 4 períodos de desenvolvimento em que as idades cronológicas são apenas indicações aproximadas. Cada criança apresenta um período de evolução.
-
1ª fase: até 3 meses – estimulação baseada na descontração.
-
2ª fase: de 3 a 6 meses – atividades para preparação posição sentada.
-
3ª fase: de 6 a 12 meses – movimento global para aquisição da posição sentada para a preparação da posição em pé.
-
4ª fase: de 9 a 15 meses ( e além ) – período de jogos de aquisição da posição de pé, de preparação e independência.
O objetivo do berçário é favorecer o desenvolvimento de várias formas de expressão e comunicação não verbal, bem como o surgimento da linguagem oral. Tendo em vista a expressão de desejos e a interação. Estimular percepções sensoriais, a exploração de espaço e do desenvolvimento psicomotor, oferecendo diversas oportunidades de contato da criança com o mundo que a cerca, também faz parte do trabalho de estimulação.
Para alcançar esses objetivos nosso berçário propõe atividades diversas dentro da rotina escolar de forma contribuir para tal desenvolvimento. As atividades lúdicas tem um papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança. É no ato de brincar que ela utiliza elementos de fantasia e realidade e assim começa fazer a distinção do real do imaginário e também fundamenta sentimentos como o afeto, vivencia situações de conflito e ansiedade, explorando habilidades e conquistando competências cognitivas e interativas.
Nossas atividades contemplam :
- Expressão corporal
- Musicalização
- Artes plásticas desenvolvidas com materiais de forma, textura e cores diferentes
- Observação de animais
- Atividade de psicomotricidade com fisioterapeuta
- Faz de conta e hora do conto
Nossa base de trabalho é com grupos pequenos. Permitindo que as educadoras deem a atenção que os bebês/crianças necessitam, as observem em detalhes e conduzam as atividades em alto grau de individualidade e acolhimento.
Nosso critério para a formação das turmas leva em consideração não apenas o fator idade cronológica mas também a maturidade (desenvolvimento emocional /cognitivo) de cada criança para que assim ela possa ter seu desenvolvimento pleno, sem cobranças desnecessárias.
O nível de desenvolvimento dos bebês/crianças é continuamente avaliado nas áreas de desenvolvimento físico, sócio emocional, cognitivo e na linguagem. Assim, cada criança pode ter seus interesses atendidos, sem o risco prejudicial de nivelar a turma pelo ponto de desenvolvimento da criança mais nova ou mais velha.
Nossas educadoras e auxiliares possuem boa formação acadêmica e realizam o aprimoramento com educação continuada..
Nossos grupos são bem individualizados – até 24 meses ( 1 educadora para cada 3 / 4 crianças ; a partir dos 3 anos – 2 educadoras.
