top of page

FORMAÇÃO DE HÁBITOS

FORMAÇÃO DE HÁBITOS

                                                                                               

Nos momentos iniciais do berçário, é mantida a rotina (alimentar, de sono e higiene) que as crianças trazem de casa, para que  se sintam seguras no ambiente escolar. E gradativamente e naturalmente, com a  interação e o contato com outras crianças, criam-se novos hábitos . No grupo do b1  a rotina é estabelecida a partir  das necessidades de sono e alimentação dos bebês, que  são intercaladas com momentos de higiene e estimulação .

A partir  do b2 os horários  de alimentação, sono, banho e estimulação passam  a ser mais  fixos para que a criança  sinta-se confiante  diante  da rotina  e compartilhe esses momentos com os colegas da turma.

A partir desse convívio, a criança  é estimulada a executar atitudes cotidianas como: lavar as mãos , escovar os dentes, alimentar-se ,entre outras, para desenvolver confiança e, aos poucos, conquistar autonomia e independência,      

*A rotina diária traz segurança e previsibilidade para o mundo dos bebês e das crianças.

Ela deve ser consistente e de forma harmoniosa ir ajustando-se as necessidades do sono, alimentação, higiene e atividade de seu bebe.

Talvez os momentos de troca, banho e alimentação podem ser os mais significativos do dia de seu filho; quando além de cuidados, ele recebe também afago, carinho que é manifestado no toque, no olhar, no tom de voz, sente-se amado e valorizado.

Os cuidados são ora realizados pelas educadoras ora pelas auxiliares com supervisão da enfermagem e coordenadora pedagógica.

Esses momentos apesar de serem frequentes são uma oportunidade segura para os bebês explorarem e conheceremo ambiente.

 

  • Agenda escolar

Um dos instrumentos de comunicação da escola – família, seu uso é imprescindível todos os dias - retrata fielmente o dia a dia do bebê.

  • Banho

O serviço de banho é oferecido aos alunos com tempo de permanência na escola superior a 6h ou eventuais intercorrências para os bebês ( 4h ), tais como: vômitos, diarréia etc;

  • Material de higiene

O material de higiene é de uso individual e fica todo na escola. Á medida que os materiais vão terminando, as professoras solicitam na agenda o item que precisa ser reposto.

  • Kit soninho

Por priorizar a individualidade de cada bebê, solicitamos o envio semanal das “ roupas de cama “que serão utilizadas pela criança durante o soninho. Também é solicitada a toalha de banho para crianças do período semi/integral.

 

bottom of page