
DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DO BEBÊ
Os bebês passam por várias transformações ao longo dos primeiros anos de vida. É importante que os pais observem essas mudanças e que qualquer dúvida possam procurar referência médica .
Segue abaixo uma tabela dos principais marcos no desenvolvimento dos bebês aos 3, 6, 9 e 12 meses.
Idade cronológica
Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento Cognitivo
Desenvolvimento da Linguagem
Desenvolvimento Emocional e Social
3 meses
-
As pernas ainda não estão suficientemente fortes para suportar o peso do corpo quanto está ereto.
-
Agarra objetos que lhe são colocados nas mãos por momentos mas ainda não consegue olhar simultâneo para o que agarrou.
-
Consegue segurar relativamente bem a cabeça por segundos quando está sentado.
-
Já tem alguma força nas mãos e toca na superfície dos objetos, sem os agarrar. Brinca com os dedos e leva as mãos a boca.
-
Visualmente alerta, segue os adultos com os olhos e move a cabeça.
-
Demonstra desejo quando vê o seio da mãe ou a mamadeira para ser alimentado.
-
Adora olhar e brincar com as mãos .
-
Começa a estabelecer rotinas como o sono ou a hora da amamentação.
-
Cede o choro quando ouve um ruído ( de um brinquedo, por ex.)
-
Produz ruídos e vocaliza quando está feliz.
-
Vira a cabeça na direção da fonte sonora.
-
Movimenta os lábios e produz sons com a boca quando percebe que vai ser alimentado.
-
Reage com entusiasmo a sons familiares, inclusive a vozes ( reage quando canta para ele, o chama ou brinca com ele). Pode chorar quando para de brincar.
-
Mostra prazer quando lhe pegam no colo ou falam para ele. É provável que relaxe quando ouve música.
-
Mostra desagrado perante ruído ou barulhos estranhos que o assustam
-
Já olha para a mãe /pais quando está sendo amamentado ou quando estão cuidando dele.
-
Reage com satisfação face as situações familiares.
-
Aprecia o banho e outras rotinas diárias.
-
Sorri de forma intencional. O corpo do bebê agita-se e irradia felicidade.
6 meses
-
Move os braços intencionalmente.
-
Segura um copo ou a mamadeira com as duas mãos
-
Levanta e controla os movimentos da cabeça e do pescoço.
-
Se tiver deitado de barriga para baixo suporta o peso da cabeça e do tronco apoiando-se na palma das mãos.
-
Tenta sentar-se quando está seguro pelas mãos.
-
Consegue rolar de posição de deitado de costas para deitado de lado.
-
Brinca com os pés quando deitado de costas.
-
Começa sentar com apoio
-
Movimenta as pernas alternadamente
-
Levanta-se e segura-se de pé quando apoiado pelos braços.
-
Rola sobre si próprio.
-
Esquece os brinquedos quando escondidos ou postos fora do seu alcance visual.
-
Olha para os brinquedos dentro do seu campo de visão e agarra com ambas as mãos.
-
Ocasionalmente, pode usar apenas uma mão para agarrar os objetos.
-
Esta é a fase da descoberta. O bebê está cada dia mais alerta as pessoas e ao seu redor. Vira a cabeça rapidamente quando ouve um barulho.
-
Usa as mãos para agarrar um brinquedo.
-
Estende as mãos.
-
Movimenta os brinquedos de uma mão para outra,
-
Gosta de jogar os brinquedos no chão.
-
Começa a emitir sons compostos por uma ou duas sílabas como: dá-dá, má-má.
-
Emite sons quando brinca e grita de entusiasmo ou quando está irritado.
-
Reage, vocalizando e virando a cabeça, quando ouve o seu nome ou um som que lhe é familiar.
-
Dá gargalhadas.
-
Demostra o seu estado de espírito com expressões correspondentes ( chora e ri).
-
Consegue manipular muito bem os brinquedos olhando para eles ao mesmo tempo.
-
Adora chocalhos ou outros brinquedos que emitam sons e sacode-os deliberadamente.
-
Levanta as mãos e estende os braços para pedir colo.
-
Começa a demonstrar preferência por determinados sabores.
-
Reage negativamente face a estranhos a partir dos 7 meses.
-
É amistoso com estranhos a não ser que o assustem ou não esteja presente nenhum adulto que lhe seja familiar.
-
Gosta que leiam para ele.
9 meses
-
Rola sobre si próprio, tenta movimentar-se pelos seus próprios meios.
-
Avança( rastejando ou arrastando-se) com o corpo para a frente para alcançar um brinquedo.
-
Tenta andar quando está seguro pelas mãos.
-
Tenta levantar-se mas ainda não consegue manter-se de pé. Cai se não for apoiado.
-
Senta-se sem apoio e consegue manter o equilíbrio.
-
Pode começar a engatinhar e a dar uns passinhos quando apoiado pelos braços ( alguns bebês não engatinham já andam direto).
-
Movimenta-se no banho deliberadamente para provocar barulho e brincar com a água.
-
Reconhece nomes.
-
A motricidade aperfeiçoa-se e começa a dominar a preensão fina ou pinça agarrando objetos pequenos entre o polegar e o indicador.
-
Aponta para livros e imagens.
-
Deixa cair os brinquedos deliberadamente. Gosta de explorar os brinquedos e ver como reagem ( som, cor, movimentos).
-
Grita com entusiasmo mesmo antes de um brinquedo começar a funcionar.
-
Responde pelo nome virando-se na direção do som quando o chamam.
-
Repete melodias para si próprio como “ mamamama”.
-
Imita sons simples.
-
Grita por atenção.
-
Conhece o significado das palavras “ não” e “ adeus “.
-
Dá “ tchau “.
-
Pode começar a demonstrar ansiedade quando se separa dos pais e chora se o deixarem em braços de estranhos ou pessoas com que convive pouco.
-
Começa a ter comportamentos intencionais e ataques de birra.
-
Gosta de olhar para o ambiente em volta quando está no colo.
-
Interessa-se por todos os movimentos, sons e acontecimentos que se passam a sua volta.
-
Já tem brinquedos preferidos e escolhe com os que quer brincar.
-
Começa a exteriorizar a frustração com berros. Bate, morde, atira coisas no chão para chamar a atenção e obter o que pretende.
-
Reconhece rostos familiares.
-
Imita expressões faciais e faz “ gracinhas “.
-
Adora brincar de esconde-esconde com adultos.
12 meses
-
Consegue mover os braços e as pernas coordenadamente.
-
Muda de posição facilmente. Já consegue estar de pé sozinho e inclina-se para pegar um brinquedo do chão.
-
Tenta sentar-se sozinho. Levanta-se momentaneamente e cai. Prepara-se para ser independente e dar os primeiros passos.
-
Dá dois ou três passos sozinho sem cair.
-
Manipula pequenos objetos com destreza. Aprende experimentando.
-
Começa a auto-identificar-se , a ter consciência de si próprio.
-
Reconhece que os objetos são permanentes e que as pessoas continuam a existir mesmo quando não os consegue ver.
-
Comunica através dos sons , gestos e expressões faciais.
-
Presta cada vez mais atenção quando falam com ele. Pode responder com palavras com algum significado.
-
Responde a perguntas simples. Usa gestos simples como virar a cabeça para dizer ‘ não’ .
-
Começa a dizer palavras simples.
-
Imita gestos e começa a compreender a relação causa/efeito das coisas.
-
Estende os braços ou as pernas para ajudar a vestir-se.
-
Alimenta-se com as mãos. Consegue agarrar uma colher e leva-la a boca. Tenta alimentar-se sozinho.
-
Explora os objetos de forma diversa. Já encontra os objetos escondidos facilmente.
-
Tem vergonha e timidez face a presença de pessoas estranhas.
-
Sente-se seguro na presença dos pais ou das pessoas com quem convive frequentemente.
As tabelas são apenas um guia e apresentam as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, não se deve prender demasiadamente as habilidades esperadas, pois algumas crianças tem algumas áreas mais desenvolvidas e talvez outras menos desenvolvidas, não significando atraso.


DESENVOLVIMENTOE CRESCIMENTO
