top of page

                              DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DO BEBÊ

                                                               

Os  bebês passam por várias transformações ao longo dos primeiros anos de vida. É  importante que os pais observem essas mudanças e que qualquer dúvida possam procurar referência médica .

Segue abaixo uma tabela dos principais marcos no desenvolvimento dos bebês aos 3, 6, 9 e 12 meses.

Idade cronológica

Desenvolvimento Motor

Desenvolvimento Cognitivo

Desenvolvimento da Linguagem

Desenvolvimento Emocional e Social

3 meses

  • As pernas ainda não estão suficientemente fortes para suportar o peso do corpo quanto está ereto.

  • Agarra objetos que lhe são colocados nas mãos  por momentos mas ainda não consegue olhar simultâneo para o que agarrou.

  • Consegue segurar relativamente bem a cabeça por segundos quando está sentado.

  • Já tem alguma força nas mãos e toca na superfície dos objetos, sem os agarrar. Brinca com os dedos e leva as mãos a boca.

  • Visualmente alerta, segue os adultos com os olhos e move a cabeça.

  • Demonstra desejo quando vê o seio  da  mãe ou a mamadeira para ser alimentado.

  • Adora olhar e brincar com as mãos .

  • Começa a estabelecer rotinas como o sono ou a hora da amamentação.

  • Cede o choro quando ouve um ruído ( de um brinquedo, por ex.)

  • Produz ruídos e vocaliza quando está feliz.

  • Vira a cabeça na direção da fonte sonora.

  • Movimenta os lábios e produz sons com a boca quando percebe que vai ser alimentado.

  • Reage  com entusiasmo a sons  familiares, inclusive a vozes ( reage quando canta para ele, o chama ou brinca com ele). Pode chorar quando para de brincar.

  • Mostra prazer quando lhe pegam no colo ou falam para ele. É provável que relaxe quando ouve música.

  • Mostra desagrado perante ruído ou barulhos estranhos que o assustam

  • Já olha para a mãe /pais quando está sendo amamentado ou quando estão cuidando dele.

  • Reage com satisfação face as situações familiares.

  • Aprecia o banho e outras rotinas diárias.

  • Sorri de forma intencional. O corpo do bebê agita-se e irradia felicidade.

6 meses

  • Move os braços intencionalmente.

  • Segura um copo ou a mamadeira com as duas mãos

  • Levanta e controla os movimentos da cabeça e do pescoço.

  • Se tiver deitado de barriga para baixo suporta o peso da cabeça e do tronco apoiando-se na palma das mãos.

  • Tenta sentar-se quando está seguro pelas mãos.

  • Consegue rolar de posição de deitado de costas para deitado de lado.

  • Brinca com os pés quando deitado de costas.

  • Começa sentar com apoio

  • Movimenta as pernas alternadamente

  • Levanta-se e segura-se de pé  quando apoiado pelos braços.

  • Rola sobre si próprio.

  • Esquece os brinquedos quando escondidos ou postos  fora  do seu alcance visual.

  • Olha para os brinquedos dentro do seu campo de visão e agarra com ambas as mãos.

  • Ocasionalmente, pode usar apenas uma mão para agarrar os objetos.

  • Esta é a fase da descoberta. O bebê está cada dia mais alerta as pessoas  e ao seu redor. Vira a cabeça rapidamente quando ouve um barulho.

  • Usa as mãos para agarrar um brinquedo.

  • Estende as mãos.

  • Movimenta os  brinquedos de uma mão para outra,

  • Gosta de jogar os brinquedos no chão.

  • Começa a emitir sons compostos por uma ou duas sílabas como: dá-dá, má-má.

  • Emite sons quando brinca e grita de entusiasmo ou quando está irritado.

  • Reage, vocalizando e virando a cabeça, quando ouve o seu nome ou um som que lhe é familiar.

  • Dá gargalhadas.

  • Demostra o seu estado de espírito com expressões correspondentes ( chora e ri).

  • Consegue manipular muito bem os brinquedos olhando para eles ao mesmo tempo.

  • Adora chocalhos ou outros brinquedos que emitam sons e sacode-os deliberadamente.

  • Levanta as mãos e estende os braços para pedir colo.

  • Começa a demonstrar preferência por determinados sabores.

  • Reage negativamente face a estranhos a partir dos 7 meses.

  • É amistoso com estranhos a não ser que o assustem ou não esteja presente nenhum adulto que lhe seja familiar.

  • Gosta que leiam para ele.

9 meses

  • Rola sobre si próprio, tenta movimentar-se pelos seus próprios meios.

  • Avança( rastejando ou arrastando-se) com o corpo para a frente para alcançar um brinquedo.

  • Tenta andar quando está seguro pelas  mãos.

  • Tenta levantar-se mas ainda não consegue manter-se de pé. Cai se não for apoiado.

  • Senta-se sem apoio e consegue manter o equilíbrio.

  • Pode começar a engatinhar e a dar uns passinhos quando apoiado pelos braços ( alguns bebês não engatinham já andam direto).

  • Movimenta-se no banho deliberadamente para provocar barulho e brincar com a água.

  • Reconhece nomes.

  • A motricidade aperfeiçoa-se e começa a dominar a preensão fina ou pinça agarrando objetos pequenos entre o polegar e o indicador.

  • Aponta para livros e imagens.

  • Deixa cair os brinquedos deliberadamente. Gosta de explorar os brinquedos e ver como reagem ( som, cor, movimentos).

  • Grita com entusiasmo mesmo antes de um brinquedo começar a funcionar.

  • Responde pelo nome virando-se na direção do som quando o chamam.

  • Repete melodias para si próprio como “ mamamama”.

  • Imita sons simples.

  • Grita por atenção.

  • Conhece o significado das palavras “ não” e  “ adeus “.

  • Dá “ tchau “.

  • Pode começar a demonstrar ansiedade quando se separa dos pais e chora se o deixarem em braços de estranhos ou pessoas com que convive pouco. 

  • Começa a ter comportamentos intencionais e ataques de birra.

  • Gosta de olhar para o ambiente em volta quando está no colo.

  • Interessa-se por todos os movimentos, sons e acontecimentos que se passam a sua volta.

  • Já tem brinquedos preferidos e escolhe com os que quer brincar.

  • Começa a exteriorizar a frustração com berros. Bate, morde, atira coisas no chão para chamar a atenção e obter o que pretende.

  • Reconhece rostos familiares.

  • Imita expressões faciais e faz “ gracinhas “.

  • Adora brincar de esconde-esconde com adultos.

 

12 meses

  • Consegue mover os braços e as pernas coordenadamente.

  • Muda de posição facilmente. Já consegue estar de pé sozinho e inclina-se para pegar um brinquedo do chão.

  • Tenta sentar-se sozinho. Levanta-se momentaneamente e cai. Prepara-se para ser independente e dar os primeiros passos.

  • Dá dois ou três passos sozinho sem cair.

  • Manipula pequenos objetos com destreza. Aprende experimentando.

  • Começa a auto-identificar-se , a ter consciência de si próprio.

  • Reconhece que os objetos são permanentes e que as pessoas continuam a existir mesmo quando não os consegue ver.

  • Comunica através dos sons , gestos e expressões faciais.

  • Presta cada vez mais atenção quando falam com ele. Pode responder com palavras com algum significado.

  • Responde a perguntas simples. Usa gestos simples como virar a cabeça para dizer ‘ não’ .

  • Começa a dizer palavras simples.

  • Imita gestos e começa a compreender a relação causa/efeito das coisas.

  • Estende os braços ou as pernas para ajudar a vestir-se.

  • Alimenta-se com as mãos. Consegue agarrar uma colher e leva-la a boca. Tenta alimentar-se sozinho.

  • Explora os objetos de forma diversa. Já encontra os objetos escondidos facilmente.

  • Tem vergonha e timidez face a presença de pessoas estranhas.

  • Sente-se seguro na presença dos pais ou das pessoas com quem convive frequentemente.

 

 

As tabelas são apenas um guia e apresentam  as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, não se deve prender demasiadamente as habilidades esperadas, pois algumas crianças tem algumas áreas mais desenvolvidas e talvez  outras menos desenvolvidas, não significando atraso. 

DESENVOLVIMENTOE CRESCIMENTO

bottom of page