
ALIMENTAÇÃO E
NUTRIÇÃO

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
O Berçário Luzes, em sua contínua preocupação com o desenvolvimento adequado dos bebês, conta com um Serviço de Nutrição que compreende:
-
Elaboração e acompanhamento de cardápio semanal e gerenciamento de compras;
-
Elaboração de receituário saudável e atrativo ao paladar infantil;
-
Elaboração de fichas técnicas de alimentos;
-
Acompanhamento da evolução da consistência alimentar;
-
Adaptação do cardápio para crianças com necessidades especiais.
-
Acompanhamento da aceitação alimentar e estímulo de novos sabores, cores e texturas, conforme a fase do desenvolvimento infantil;
-
Atendimento aos pais ( agendamento prévio na Coordenação);
-
Avaliação e diagnóstico nutricional dos alunos, por meio de métodos e parâmetros especialmente desenvolvidos para crianças, a fim de sugerir medidas preventivas e corretivas;
-
Aulas de culinária a partir do Berçário 3 ( de acordo com seu nível de compreensão).
O inquérito nutricional deve ser preenchido no início do ano e entregue para avaliação da nutricionista. Caso, haja necessidade os pais poderão ser chamados para uma entrevista com a nutricionista , com objetivo de conhecer a rotina da criança.
COMPOSIÇÃO DOS CARDÁPIOS
DO PADRÃO: Segundo a legislação competente ( Lei 11947/2009 e portaria no. 38 de 2010) um programa de Alimentação Escolar deve atender as necessidades nutricionais da criança , e acordo com sua faixa etária, as atividades desenvolvidas e o número de horas que permanecerá na escola.
-
Todos os sucos são naturais da própria fruta ou polpas. As vezes há combinação de frutas com verduras ou legumes.
-
Temperos utilizados: apenas naturais ( alho, cebola, ervas frescas e pouco sal)
-
As preparações para bolos e massas salgadas utiliza-se ½ farinha de trigo normal e ½ integral
DA COMPOSIÇÃO:
Nossas sopas e papinhas apresentam variedade de ingredientes com objetivo de despertar nos bebês/ crianças o interesse e aceitação por diferentes sabores.
Nossa nutricionista prepara os cardápios e supervisiona a aceitação das refeições. Todos os alimentos dispensados em nossa cozinha apresentam boa procedência . Maioria das vezes os ingredientes são frescos e naturais, com exceção de alguns alimentos que devido a geografia do nosso estado não podem ser adquiridos in natura.
Todas têm como base todos os grupos alimentares. Pelo menos uma vez na semana estaremos introduzindo o arroz integral e o macarrão integral lntercalados. Além de outras opções de leguminosas (feijão), tais como: soja, grão de bico, lentilha, ervilha).
Oferecemos a cada 15 dias uma opção de peixe da região (filé de pintado ) e também preparações contendo peixes ricos em ômega 3 em conserva (óleo/molho de tomate), tais como: sardinha, atum.
O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (disponível em: http://www.sbp.com.br/pdfs/14297e1-cartaz_Piramide.pdf) sugerem que sejam oferecidas para a criança após o primeiro ano de vida:
3 porções de pães e cereais, 3 porções de verduras e legumes, 3 porções de frutas, 1 porção de leguminosas, 2 porções de carne e ovos, 3 porções de leite e derivados e 2 porções de óleos e gorduras saudáveis
-
O horário das refeições das crianças é valorizado e preconizado em função da necessidade de oferecer, através do número de refeições diárias, a necessidade calórica bem como nutrientes, motivando assim o consumo alimentar adequado e proporcionando o convívio social e a troca de experiências, tanto de natureza alimentar como culturais entre os alunos;
-
Para maiores esclarecimentos sobre a quantidade de refeição aceita por cada criança, enviamos o significado das marcações da agenda.
ACEITOU TUDO – acima de 70% do que é oferecido
QUASE TUDO – DE 50 A 70% do que é oferecido
POUCO - menos de 50% do que é oferecido
NADA E RECUSOU – só marcaremos depois de certa insistência ( traduzida como mais de 6 tentativas).
LACTÁRIO
O leite pode ser dispensado na forma natural ( ordenhado da própria mãe e armazenado), em fórmulas ( pó) ou embalagens Tetra Pak.
Todas as mamadeiras de leites são preparadas na hora por nossa Enfermeira, seguindo recomendações do pediatra, da mãe ou nutricionista e esterilizadas. A água utilizada nas mamadeiras é mineral e não há aproveitamento de sobras.
-
O número de refeições e a oferta de leite depende do tempo de permanência do bebê e do plano escolhido no contrato.
