
ADAPTAÇÃO
O ingresso na escola representa um momento único na vida da criança. a partir dele abrem-se as portas para um novo universo, até então desconhecido.
Esse momento tão especial se estende a toda família‚ pois todos terão que se adaptar; Agora‚ um pequenino ser‚ inicia sua vida individual com seus anseios‚ carências‚ descobertas e para isso‚ deve estar num lugar seguro e feliz.
O período de adaptação não tem um tempo pré estabelecido‚ mas sim o necessário para cada criança sentir-se bem; É IMPORTANTE que os pais incentivem‚ demonstrem tranquilidade e alegria com a nova rotina‚ assim facilitarão esse processo natural‚ porém de muita expectativa.
Trata-se de um processo gradativo e imprevisível, familiarizar-se com esse novo ambiente envolve o sentimento da criança e dos pais, o que influenciará na duração da adaptação.
O educador, responsável por essa adaptação irá observar a personalidade, o modo de ser, sentir e pensar de cada criança, a fim de que possa inserí-la de forma mais tranquila no ambiente escolar;
É importante lembrar que para a criança é um processo com 2 vertentes: de um lado existe a vontade de ‘ aprender a voar’ ( o que é muito importante para sua socialização e independência) e de outro lado ela irá perceber ao longo dos dias que estará menos tempo com a mamãe (figura que esteve sempre na totalidade do tempo).
É preciso entender que o processo é gradual e dependerá muito do suporte dos pais , da equipe escolar . Nossa equipe conta com uma psicóloga que poderá transmitir conforto e segurança e assim tornar essa experiência inicial mais prazerosa.
O processo de adaptação dos bebês ocorre progressivamente durante a primeira semana de permanência da criança no berçário . No 1º dia a mamãe e a criança ficam um período de 1 hora. No 2º dia , ambos ficam 2 horas. No 3º dia , 3 horas, mas a mamãe apenas observa de longe . No 4 o dia , a criança ficará sem a mamãe por um período de 4 horas. A partir do 5º dia , período normal.
